Educação Linguística

Por que ensinar linguística na escola?

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Em primeiro lugar, é importante destacar que não se trata de acrescentar “mais uma disciplina” à grade curricular, mas sim de propor uma atividade pedagógica diferenciada, que pode ser integrada às aulas de modo criativo e produtivo.

A Linguística, enquanto ciência, permite compreender que a língua é um fenômeno social, histórico e variável, marcado pela diversidade e pela constante transformação. Esse enfoque é fundamental para ampliar a percepção dos estudantes sobre a linguagem, deslocando-os de uma visão meramente normativa e prescritiva (que tende a reduzir a língua a um conjunto fixo de regras de “certo” e “errado”) para uma abordagem mais crítica, reflexiva e científica.

Nesse sentido, a Educação Linguística, tal como entendida neste projeto, está vinculada a uma formação de base científica, inspirada no conceito de letramento científico (Roberts, 2007) e no de letramento linguístico (Honda; O’Neil, 1993, 2007; Honda; O’Neil; Pippin, 2010; Ilari; Basso, 2017).

Trata-se, portanto, de um campo interdisciplinar, que se ocupa dos processos de ensino e aprendizagem da língua em suas múltiplas dimensões - tanto no âmbito da língua materna quanto de línguas adicionais. Além de contemplar o desenvolvimento das quatro habilidades tradicionais (leitura, escrita, fala e escuta), a Educação Linguística promove a ampliação da consciência linguística, isto é, a capacidade de observar, analisar e avaliar os usos da língua em diferentes contextos sociais e comunicativos.

Assim, entendemos “Educação Linguística” como o conjunto de práticas e ações pedagógicas orientadas para a formação científica de estudantes, em diferentes níveis de ensino, no que se refere à abordagem dos fenômenos das línguas naturais. Ensinar análise linguística significa, nesse contexto, ensinar um método científico: levantar hipóteses, testá-las empiricamente e chegar a conclusões fundamentadas.

Ao final desse processo, os alunos não apenas desenvolvem competências analíticas aplicáveis em diversos campos, mas também podem se descobrir como futuros cientistas da linguagem, ou mesmo de outras áreas,  em uma experiência que alia o rigor intelectual à criatividade e ao prazer da descoberta.