Eventos Científicos
Nosso grupo de pesquisa esteve presente em eventos e oficinas.
![]() |
No dia 15 de outubro, o projeto "Educação Linguística nas escolas" participou do Seminário do GeSER 2025. |
![]() |
No seminário do GeSER, realizado no dia 15 de outubro de 2025, alguns integrantes do projeto "Educação Linguística nas Escolas" realizaram apresentações sobre suas pesquisas. Beatriz Habara Morgon, com o trabalho intitulado “Conlang na escola: análise, comparação e adaptação ao contexto brasileiro”, apresentou a proposta de utilização da Oficina de Língua Inventada (OLI) como recurso para o letramento científico. |
![]() |
No seminário do GeSER, realizado no dia 15 de outubro de 2025, alguns integrantes do projeto “Educação Linguística nas Escolas” apresentaram suas pesquisas. Angelo Antonio da Costa Costa, com o trabalho intitulado “Conlangs: uma abordagem de aprendizado baseada em resolução de problemas”, apresentou uma investigação cujo objetivo é analisar de que maneira a criação de línguas inventadas, entendida como um processo de resolução de problemas, pode desenvolver o pensamento científico, a consciência metalinguística e a capacidade dos estudantes de solucionar desafios complexos de forma estruturada. |
![]() |
Nos dias 21 e 22 de outubro aconteceu na UFSCar o CIC (Congresso de Iniciação Científica). |
![]() |
Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, ocorreu o II Simpósio de Integração, Inovação e Tecnologia, no IFB - Instituto Federal de Brasília. O evento contou com a apresentação de um membro do projeto “Educação Linguística nas Escolas”. O Prof. Dr. Josué de Sousa Mendes esteve presente apresentando seu trabalho intitulado como “Criação de materiais didáticos inovadores para Conlang na escola”, uma pesquisa aplicada para desenvolver, testar e validar materiais didáticos inovadores ensinando conceitos linguísticos utilizando o método de língua construída. |
![]() |
Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, ocorreu o XVIII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Linguística (SPLin 2025). Beatriz Habara Morgon, esteve presente no evento, apresentando seu trabalho intitulado “Conlang na escola: análise, comparação e adaptação ao contexto brasileiro”, com a proposta de utilização da Oficina de Língua Inventada (OLI) como recurso para o letramento científico e como a Conlang se aplica no contexto do ensino brasileiro. |






