Proposta
APRESENTAÇÃO
Conlang na Escola: Língua inventada e conhecimento da linguística
O presente projeto tem como objeto desenvolver um método para utilizar a atividade de construir línguas artificialmente (constructed languages - conlangs) a partir das intuições dos falantes. O método a ser desenvolvido tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos).
Tal iniciativa, como atestada por pesquisadores em outras oportunidades (Adger; van Urk, 2020; Girardi, 2020; Punske; Sanders; Fountain, 2020; Sanders, 2016), pode promover habilidades de conhecimento epilinguístico dos falantes sobre a sua língua materna e o entendimento de diversos aspectos sobre o funcionamento das línguas naturais. Outro benefício produzido por esse método é a promoção do pensamento científico, a partir da formulação de hipóteses e de sua testagem, assumindo a promoção de benefícios já comprovados da perspectiva da “aprendizagem ativa” (Maia, 2019; Martins, 2022; Pilati, 2017).
Por fim, todo o esforço visa levar para o ambiente escolar atividades complementares e enriquecedoras para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes de modo fundamentado, prático e acessível aos professores da educação básica que poderão se valer da experiência.
O projeto conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, protocolo nº 2024/06160-4.