Nossa Equipe
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Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde - Departamento de Letras - Universidade Federal de São Carlos. Graduado em Letras -pela UEM, mestrado em Linguística pela UFSC e doutorado em Estudos da Linguagem pela UEL, com estágio doutoral na Université Paris III - La Sorbonne Nouvelle, Pós-Doutorado na Michigan State University. Lidera o grupo de pesquisa GeSER. Áreas de interesse: semântica, sintaxe, pragmáticas formais; Educação Linguística. |
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Prof. Ma. Jane Eder Girardi - Doutoranda em Linguística pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com foco no desenvolvimento de um método de ensino de conceitos linguísticos. Mestrado em Linguística pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com ênfase em Ensino de Conceitos Linguísticos, participa do grupo de pesquisa GeSER. Possui graduação em Letras com habilitação em português e inglês pela Faculdades Integradas de São Carlos - Fadisc e graduação em Pedagogia pela UNIFRAN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuou como professora de língua portuguesa para alunos do ensino fundamental e médio, no ensino de literatura, redação e gramática. Atuou como professora de língua inglesa para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Possui experiência na elaboração de atividades extras e projetos para alunos de inclusão. |
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Beatriz Habara Morgon - Estudante do Bacharelado em Linguística UFSCar - Projeto de pesquisa intitulado "CONLANG NA ESCOLA: a escrita e a oralidade de línguas inventadas" cujo objetivo é descrever e analisar a percepção que as crianças participantes da Oficina de Língua Inventada (OLI) de Girardi (2020) possuem sobre o sistema escrito e falado, a fim de contribuir no desenvolvimento de um método de ensino de conceitos linguísticos. |
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Liliane de Queiroz Antonio - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1988), mestrado em Educação, ciência e tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gestão de pessoas, inovação, aprendizagem organizacional e estratégia organizacional. Atuou no Brasil e Exterior com ênfase em inovação, startup e coaching cientifico e de empreendedorismo. Possui vasta experiencia em identificação e realização em parcerias estratégicas com foco em resultados. |
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Carolina Peternela Colosso - Pós-Graduanda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Linguística pela UFSCar. Projeto de pesquisa intitulado "Características semânticas de mentira: uma análise gradual" busca analisar como o conceito de mentira é multifacetado e se existem traços linguísticos que possam determinar ou inferir uma mentira em colaboração com o Prof. Dr. Renato Miguel Basso. |
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Angelo Antonio da Costa Costa - Estudante do Bacharelado em Linguística UFSCar - Sua pesquisa tem como objetivo geral trabalhar com 'engenharia reversa' na língua inventada. Ou seja, a partir dos dados fornecidos pelo projeto de Educação Linguística de Jane Girardi, propõe-se um método para que as crianças, por meio da língua inventada, aprendam mais sobre sua própria língua. |
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Renato Miguel Basso -Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutor e mestre em Linguística pela Unicamp. Suas pesquisas se concentram na descrição de fenômenos linguísticos usando as ferramentas da semântica e pragmática formais. Pesquisa, principalmente, sobre a semântica do verbo e dos indexicais, entre outros temas, mas também tenho interesse em linguística história e epistemologia da linguística. |
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Pablo Arantes - Doutor (2010) e Bacharel (2003) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Interesses de pesquisa principais: (1) descrição fonético-acústica detalhada de fenômenos linguísticos, especialmente os prosódicos, (2) desenvolvimento de ferramentas computacionais e estatísticas necessárias para a atividade descritiva e (3) aplicações de conhecimento linguístico para a fonética forense. Coordena o Laboratório de Fonética da UFSCar e lidera o grupo de pesquisa "FALA: a fonética dos gestos à prosódia", cadastrado no DGP do CNPq. |
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Eduardo Martins - Possui mestrado e doutorado em Linguística, na área de Linguagem e Sociedade, pela Universidade de Brasília - UnB. É licenciado em Letras, com habilitação em Português, e especialista em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; É professor efetivo da Faculdade de Letras - FLET / UFAM; É líder do Grupo de Pesquisa Olimpíadas de Linguística, Educação e Discurso, vinculado ao CNPq. Atualmente, está Coordenador do Laboratório de Pesquisa N-Linguagens, vinculado à FLET; Coordenador do Núcleo Língua Portuguesa Manaus do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID / UFAM; Conselheiro da Câmara de Ensino e Graduação - CEG/UFAM. Também é Embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística - OBL. Participa da Comissão de Linguística na Educação Básica e também da Comissão de Linguística e Olimpíadas ambas da ABRALIN; da Comissão de Linguística Popular da ANPOLL; e é membro titular do Fórum Nacional de Olimpíadas Científicas, vinculado ao Comitê POP Ciência. Tem interesse na área de Estudos da Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Introdução aos Estudos Linguísticos, Análise de Discurso Crítica, Historiografia Linguística, Gêneros Discursivos, Linguística Folk / Popular, Políticas Linguísticas, Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, Análise e Produção Textual. |
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Josué de Sousa Mendes - Pós-doutorando em Linguística Aplicada (UFSCar), doutor em Teoria da Literatura (UnB-Sorbonne), com mestrado em Literatura (UnB), especialização em Informática Educativa (UnB) e licenciatura em Letras (Ceub), Josué Mendes possui significativa experiência na rede pública e particular de ensino, tendo integrado equipes de cursos regulares e preparatórios. É professor aposentado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e docente de EBTT no Instituto Federal de Brasília (IFB), onde foi Coordenador Geral do ENEM, Coordenador Geral de Educação a Distância (CGEaD) e Coordenador de Apoio aos Cursos Subsequentes e Superiores (CDSS), além de responsável por dois projetos do Programa Institucional de Apoio e Consolidação de Grupos de Pesquisa (Progrupos), denominados: "Trabalho e estudo sobre a educação profissional e evasão escolar no IFB" e "Artifício dos multiletramentos: desenvolvimento de plataforma digital". É líder do grupo de pesquisa "Neoleitor", sob a perspectiva dos multiletramentos, cadastrado no CNPq, com foco no leitor da literatura e no "mapeamento do cérebro-leitor", com vistas à criação de novas estratégias de leitura, especialmente do texto literário. |